Um poema Caipira marcante.Um poema que fez história.

"Raiz de Sodade"

Mestre Andrade

   
  Clique aqui para ouvir Braço da Viola

Para ouvir um Programa  Clique aqui

Para ouvir um Programa  Clique aqui

 

Música Sertaneja de qualidade

 

 

No Brasil, um dos gêneros musicais que mais faz sucesso é a música sertaneja. Não há brasileiro que não conheça esse gênero especial, que tem a ver com a vida simples do campo, da tranqüilidade da roça, do homem do interior e que remete a paisagem verde, de vales, montanhas e planícies, de estradinhas poéticas que retratam nas entrelinhas a vida dos bisavós, dos avós e dos pais de muitos que hoje fazem a vida na cidade. Sem falar dos que nasceram no interior e trazem consigo as lembranças da infância, dos momentos vividos na plenitude. As letras das músicas contam história simples de vida, de dor, de saudades e mágoas, de situações amorosas geralmente retratando desilusões, abandonos, traições e separações.
A música caipira, que virou Sertanejo de raiz, começou lá na década de 20. Depois veio o Sertanejo romântico dos anos 80 e, mais recentemente, o Sertanejo Universitário.
Houve, com o tempo, evolução da música Sertaneja e, com o passar das décadas, novos instrumentos foram acrescidos e os ritmos foram se alterando, mas no fundo não perderam a essência do simples e de letras fáceis e cativantes. Neste quadro está a música que sempre retrata uma situação vivida, presenciada ou que remete o ouvinte ao passado, à saudade e às lembranças ternas e tênues da infância ou de pessoas queridas.

 

Música:
brega, cafona, ultrapassada, vulgar...



São alguns sinônimos negativos que são usados para definir a música Sertaneja, principalmente a Sertaneja de raiz, a Romântica, a Universitária ou a Moderna, que nada mais é do que uma simples variação, mas é  cantada e apreciada pro todos.
Na realidade, todos os artistas, por mais modernos e instruídos que sejam, regravaram músicas consideradas por eles mesmos de bregas, mas que fazem extraordinário sucesso como: Boate Azul, Dama de Vermelho, Moreninha Linda, Cana Verde, Chico Mineiro, As Andorinhas, Saudade de Minha Terra, entre muitas. Isto prova que a música Sertaneja está na alma e no coração do povo independentemente de classe social ou econômica.

voltar

Veja no menu principal outros programas de Rádio que fizeram história.